top of page

Como surgiu o “Arquitetos pela Moradia”?

Crise / União / Metas.

5570 Municípios
com ATHIS

A primeira Pandemia do século, a COVID-19, escancarou as desigualdades no Brasil e o quanto a falta de qualidade das moradias da grande maioria da população interfere na saúde pública. A Lei Federal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), é uma política de melhoria habitacional para famílias de 0 a 3 salários mínimos que precisa ser regulamentada em todos os municípios brasileiros para se efetivar como uma ferramenta de melhoria urbana.

Para isso, o movimento Arquitetos pela Moradia propõe 5.570 municípios com ATHIS em 2020 e até 2030 queremos garantir o acesso de todos à habitação digna, segura, adequada e a preço acessível bem como aos serviços básicos e urbanização nas favelas. Essa campanha em prol do Direito à Moradia tem o objetivo de mobilizar as políticas habitacionais para implantar programas municipais de assistência técnica em todos os municípios, além de assegurar recursos para o financiamento habitacional dentro das políticas municipais em todo o Brasil

Assim, se faz necessário:

- A implantação da Assistência Técnica nos moldes da Lei 11.888/2008 no meu município, assegurando em lei municipal um Programa de Assistência Técnica para produção, melhoria e ampliação da moradia, fortalecendo o direito à moradia;
- A implantação do Programa de Assistência Técnica para assegurar esta política pública com recursos orçamentários alocados já em 2021;
- Emenda do orçamento para requerer os recursos necessários para habitação, em especial, para o Programa de Assistência Técnica, a partir de 2021.

Outras Ações

Ação CAU/BR - Moradia Digna

Ação pela mudança do Conselho dos Arquitetos e Urbanistas

A habitação precária atinge hoje mais quase 25 milhões de residências no Brasil. Nas grandes cidades do país, famílias se aglomeram em casas sem iluminação adequada, ventilação e muitas vezes sem banheiro. A pandemia expôs ainda mais esses problemas e trouxe à tona uma discussão que há muito tempo vem sendo negligenciada. Moradia digna é questão de saúde pública. E o arquiteto tem participação direta no enfrentamento desses problemas.

O Compromisso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil se compromete a criar ações efetivas frente aos problemas de moradia precária no país, principalmente para famílias de baixa renda.

Nos próximos meses o CAU Brasil irá atuar para promover a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, moradia digna, arquitetura social e muitos outros temas que auxiliam a implementação de políticas públicas para as famílias de baixa renda.

bottom of page